quinta-feira, 25 de junho de 2009

Exercício Apolo’09 - Setubal


Uma exposição estática e fotográfica vai estar patente na placa central da avenida Luísa Todi, entre quinta-feira e sábado, no âmbito do Apolo’09, um exercício militar que pretende demonstrar e divulgar as capacidades e meios das forças da Brigada de Reacção Rápida (BrigRR) do Exército.


A exposição, que estará patente desde as 17h00 de quinta-feira até às 20h00 de sábado, vai contar com diverso equipamento e material bélico das várias unidades militares que compõem as Forças Armadas Portuguesas. Demonstrações de cães militares acontecem todos os dias do exercício, pelas 17h00, no Largo José Afonso, estando igualmente prevista uma exibição no sábado de manhã, pelas 10h00, antes da parada militar.


No Largo José Afonso, entre os dias 25 e 27, vai também estar montada uma torre multiusos do Exército onde a população pode experimentar, ao longo de todo o dia, actividades como escalada, rappel ou slide. Caso as condições meteorológicas o permitam, voos estáticos de balão de ar quente, abertos à população, podem também ser experimentados durante os dias do exercício militar, igualmente no Largo José Afonso, pelas 18h00. Actuações da Fanfarra dos Pára-Quedistas estão igualmente integradas no programa do “Exercício Apolo’09”, que toca pelas ruas da Baixa da cidade, durante os três dias, no período da manhã, pelas 10h30, e durante a tarde, pelas 17h00.


No sábado, na cerimónia final do Exercício Apolo’09, a realizar no Largo José Afonso, as forças são apresentadas em parada ao comandante da Brigada de Reacção Rápida, às 18h30, a que se segue a imposição de brevets honoríficos aos militares que saltaram durante uma operação aerotransportada e uma alocução alusiva ao momento. A iniciativa prossegue, no mesmo local, com o desfile dos militares e demonstrações de saltos em pára-quedas, de abertura manual, para a zona da parada.


Antes, durante a tarde de dia 24, acontece o Distinguished Visitors Day, no Depósito Geral de Material do Exército, onde os visitantes podem, além de assistir ao briefing do exercício, visitar o Comando do Apolo’09.


Na mesma noite, pelas 21h00, no aeródromo da Carreira de Tiro de Alcochete, realiza-se uma operação aerotransportada com o lançamento de 600 pára-quedistas.


O exercício Apolo’09, que visa aperfeiçoar os procedimentos na condução de operações militares da BrigRR, conta também com a participação de elementos da Força Aérea Portuguesa e militares da Brigada Pára-Quedista espanhola, envolvendo cerca de 1.300 militares.Desenvolver a capacidade de projecção da BrigRR e a condução de operações de resposta a crises como a Initial Entry Force de uma Combined Joint Task Force são objectivos do Apolo’09.


Incrementar a capacidade de condução de uma operação de remoção de não-combatentes em ambiente hostil, bem como a coordenação e integração com outros ramos de forças aliadas são também metas deste exercício militar.
Direitos:

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial